Retorno Gradativo das Atividades Presenciais

• Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 17h12
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 13h48
  • Acessos: 2775

No dia 21 de setembro de 2021, foi publicada a portaria 5227, a qual informa que os câmpus decidirão sobre a retomada das atividades acadêmicas presenciais, considerando as possibilidades dos estudantes terem recebido o esquema vacinal completo. Enquanto a retomada integral das atividades acadêmicas presenciais não for realizada, os alunos poderão optar em participar, ou não, das atividades presenciais.

O documento estabelece parâmetros para que os câmpus analisem a retomada das atividades acadêmicas presenciais, conforme o Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP.

Para essa retomada, a portaria indica que os câmpus devem considerar as seguintes etapas no planejamento:

Etapa 1: realização de atividades acadêmicas totalmente remotas;

Etapa 2: realização de atividades acadêmicas parcialmente presenciais;

Etapa 3: realização de atividades acadêmicas em regime de alternância;

Etapa 4: realização de atividades acadêmicas totalmente presenciais.

Para cada etapa, devem ser consideradas alguns indicadores como:

• Capacidade de atendimento da rede hospitalar na região
  • Taxa de contágio
  • Taxa de transmissão comunitária
  • Taxa de óbitos
  • Índice de vacinação

Foram verificados os indicadores e, como resultado, mostrou-se que o câmpus está apto a desenvolver as atividades conforme a Etapa 2.

A etapa 2 prioriza as atividades de cunho prático e prioritariamente as que não consigam ser realizadas pelos alunos em suas residências.

Nesse sentido, entendeu-se que no curso Técnico em Edificações, por conta da especificidade do laboratório, os alunos não conseguiriam fazer as atividades em casa e foi aberta a possibilidade de se desenvolver atividades presenciais de um componente curricular nesse momento.

Para definição de componentes a serem ministrados presencialmente, são consideradas também as questões relativas à comorbidades de servidores.

Se algum docente, por exemplo, ministra um determinado componente curricular que seja eminentemente prático, mas se enquadre em grupo de risco, esse servidor não está obrigado a retornar o componente de maneira presencial.

Nesse primeiro momento, após análise de todas as possibilidades, estão sendo oferecidos de maneira presencial apenas 01 componente curricular do curso Técnico em Edificações Integrado e 01 componente do Técnico em Edificações Concomitante/ Subsequente.

Os alunos também não são obrigados a retornarem nessa etapa. Vários alunos entraram em contato dizendo que não têm interesse ou não podem retornar de maneira presencial nesse momento.

Para o curso Técnico em Edificações Integrado, ficou planejada da seguinte forma:

01/11/2021 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

08/11/2021 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

22/11/2021 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

29/11/2021 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

06/12/2021 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

13/12/2021 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

20/12/2021 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

27/12/2021 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

03/01/2022 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

10/01/2022 - 4 aulas presenciais Materiais de Construção Civil 1

Já, para o curso Técnico em Edificações C/S, ficou definida da seguinte forma:

Às quartas-feiras a turma tem duas disciplinas: 2 aulas de Projeto Integrador e 2 aulas de Gestão Empresarial, nas próximas semanas as aulas serão ministradas da seguinte forma:

27/10/2021 - 4 aulas presenciais de Projeto Integrador - Ensaio de agregados

03/11/2021 - 4 aulas remotas de Gestão Empresarial

10/11/2021 - 4 aulas presenciais de Projeto Integrador - Concretagem

17/11/2021 - 4 aulas remotas de Gestão Empresarial

24/11/2021 - 4 aulas presenciais de Projeto Integrador - Ensaio do aço

01/12/2021 - 4 aulas remotas de Gestão Empresarial

08/12/2021 - 4 aulas presenciais de Projeto Integrador - Ensaio do concreto

15/12/2021 - 4 aulas remotas de Gestão Empresarial

Os demais cursos do câmpus continuarão avaliando a possibilidade do retorno de forma presencial de algumas disciplinas e assim que tal situação ocorrer os estudantes e a comunidade serão notificados.

O IFSP Câmpus Campos do Jordão reitera seu compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade, aliado à responsabilidade de preservar a vida e a saúde de sua comunidade externa e interna.