Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Campos do Jordão realiza o Dia do NAPNE com o tema “Por uma Inclusão Eficiente”

  • Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 13h48
  • Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 15h53
  • Acessos: 3850

No último dia 7 de junho de 2017, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas(NAPNE) do câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo promoveu o evento “Por uma Inclusão Eficiente”.

Durante todo o dia registramos a presença de palestrantes especialistas em educação, com o objetivo de promover uma sensibilização e reflexão para as necessidades educacionais específicas pela comunidade acadêmica, favorecendo uma melhor prática do ensino.

A programação contou com a palestra, “Conhecendo a Deficiência” realizada pelo palestrante Mauro de Almeida, que é psicólogo clínico, especialista em Modificação do Comportamento e pós-graduado em Responsabilidade Social e Educação Inclusiva.

1Imagem 01: Palestrante Mauro de Almeida, alunos, servidores e comunidade externa

Em seguida, tivemos a palestra “Direitos e Deveres da Pessoa com Deficiência”, com a palestrante Alessandra Ribeiro Costa, que é licenciada em Ciências Biológicas, pós-graduada em Ecologia Ambiental e em Gestão Escolar, participou dos cursos de Extensão Universitária em Orientação e Mobilidade e em Audiodescrição, Curso em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, na categoria especialização. Atualmente, atua no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, sendo responsável por todas as unidades de ensino no Estado de São Paulo. Também é membro da Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal.

 

6Imagem 02: Prof.ª Alessandra Costa – Assessora para a Inclusão da ETEC

2

Imagem 03: Prof.ª Alessandra Costa – Assessora para a Inclusão da ETEC

Alessandra Ribeiro Costa, ministrou ainda a palestra “Tecnologias Assistivas”, e apresentou à comunidade algumas tecnologias assistivas, entre elas a lupa eletrônica, que causou grande interesse de aquisição para o IFSP - câmpus Campos do Jordão, por possuir público para tal tecnologia e abordou também as dificuldades enfrentadas por essas pessoas.

4Imagem 04: Palestrante Alessandra costa apresentando a lupa eletrônica com auxílio do aluno IFSP-CJO

 

3Imagem 05: Prof.ª Alessandra Costa – Assessora para a Inclusão da ETEC

Os alunos Bianca Rangel dos Santos, Skarlleth Batista Costa, Maria Julia Dias de Lima, Álvaro Flávio de Oliveira Ferreira, Bianca Ferreira Rebelo, do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus (disciplina: Didática – ministrada pela prof.ª Ione Arsênio), realizaram com o público presente Dinâmicas Inclusivas.

20170607 154042Imagem 06: Dinâmica inclusiva realizada pelos alunos IFSP/CJO

20170607 160255Imagem 07: Dinâmica inclusiva realizada pelos alunos IFSP/CJO

Contamos com o Cine Debate onde participaram integrantes da comunidade interna (alunos e servidores) e externa (familiares, professores da rede municipal de educação de Campos do Jordão e de Caçapava; representantes do CIREPE e da Câmara Municipal de Campos do Jordão). Após a exibição dos vídeos, os participantes debateram os seguintes temas: convivência com deficientes; acessibilidade; barreiras arquitetônicas e atitudinais; estranhamento e preconceito contra deficientes; legislação e direitos da pessoa com deficiência.

 

7Imagem 08: Psicólogo Adriano Prado, IFSP-CJO – Cine Debate

Durante o intervalo das palestras o público pôde conhecer e participar da Exposição dos Projetos de Extensão apresentados pelos alunos do IFSP – câmpus Campos do Jordão.

Ao fim do dia, houve uma mesa redonda com o tema “Dificuldade e Desafios das Pessoas com Deficiências” mediada pelo professor Jean Rodrigo J.C. Figueiredo que contou com a presença de Bruno Santana Canezin (deficiente auditivo), Cidinha Maria Aparecida dos Santos (deficiente visual), Pâmela de Oliveira Cavalhieri (deficiência física).  E tivemos o público participante da comunidade interna (alunos dos cursos regulares e dos cursos livres e servidores) e da comunidade externa professores da rede municipal de Campos do Jordão e uma professora da rede municipal de Caçapava; representantes do Cirepe e da Câmara Municipal de Campos do Jordão.  O mediador professor Jean fez as seguintes perguntas para as pessoas da mesa-redonda:

  1. Quais as barreiras que você enfrenta no dia-a-dia?
  2. Na sua visão, o que poderíamos melhorar em relação a acessibilidade?
  3. Qual a sua opinião sobre a inclusão no Brasil?
  4. Ao seu ver, qual a principal mudança ou ação que os governantes poderiam realizar em prol da comunidade com deficiência?
  5. No dia-a-dia vocês se sentem vítimas de algum tipo de preconceito?

8Imagem 10: Palestrantes Bruno (deficiência auditiva), Cidinha (deficiência visual) e Pâmela (deficiência física).

 

9Imagem 11: Palestrantes: Bruno e Pâmela, alunos, Tilps Laisa e Prof. Jean

O evento contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas durante os três turnos de atividades, proporcionando uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com necessidades específicas não só na escola, mas nos mais diversos ambientes sociais e de trabalho.

O evento buscou todo tempo pautar-se em ações de valorização das diferenças e da diversidade, promovendo uma educação inclusiva com respeito aos direitos humanos e do deficiente visando a efetivação das políticas públicas.

O câmpus agradece a presença de todos.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página