Projeto Pão LAB – Laboratório de Gastronomia ajuda na divulgação da arte da panificação à comunidade de Campos do Jordão

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 12h26
  • Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 12h30
  • Acessos: 3327

O Pão LAB - Laboratório de Gastronomia é um projeto de pesquisa e extensão promovido pelo Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Campos do Jordão e objetiva desenvolver uma atividade teórica e prática, que possibilita a troca de saberes científicos e populares sobre a produção de pães entre estudantes do Câmpus e a comunidade em geral. Trata-se de um projeto idealizado e coordenado pelo Prof. Kleber de Oliveira da Silva com apoio dos alunos José Rodrigues Cunha Neto (Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Juliane Pereira Machado (Licenciatura em Pedagogia).

O projeto iniciou suas atividades em abril de 2017 e encerrou sua primeira fase em 6 de dezembro de 2017. Ao longo destes 9 meses ocorrem diversas atividades, que compreenderam pesquisas bibliográficas sobre panificação em livros, artigos científicos, revistas, sites e vídeos. Esse material possibilitou a construção de um acervo técnico, que serviu de base para a realização de testes de receitas na cozinha pedagógica do Câmpus. Na oportunidade, os alunos puderam produzir diversos pães colocando em prática a teoria pesquisada e constatando as influências dos ingredientes, técnicas e equipamentos na produção de pães caseiros.

Com base em todo o material produzido foi possível a construção de uma cartilha abordando a importância das etapas da panificação, assim como uma exposição sobre a indústria da panificação com destaque à importância da leitura dos rótulos das embalagens dos pães industrializados. Também foi realizado um conjunto de oficinas direcionadas à comunidade de Campos do Jordão. Houve a oficina "A matemática está na cozinha!", que ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi desenvolvida em conjunto com a professora de matemática Cristiane Klopcsh. A oficina abordou os principais conceitos matemáticos aplicados na produção de pães, de modo a proporcionar uma experiência interdisciplinar aos alunos do curso de licenciatura em matemática e interessados em culinária.

Também foi estabelecida a parceria entre o IFSP e o Centro de Referência de Assistência Social de Campos do Jordão - CRAS - Nossa Senhora de Fátima, que resultou no oferecimento de oficinas de panificação na comunidade da Vila Sodipe. As oficinas visaram desenvolver um espaço para as trocas de conhecimentos e experiências entre os alunos e a comunidade sobre a arte da panificação caseira. Ao longo do processo de fermentação dos pães, ocorreram as contribuições da psicóloga do CRAS, Márcia Aparecida de Oliveira, que desenvolveu dinâmicas de grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do CRAS - Nossa Senhora de Fatima em Campos do Jordão.

O coordenador do projeto, professor Kleber, aponta que “O Pão LAB – Laboratório de Gastronomia é uma iniciativa pioneira no IFSP, pois relaciona a ciência e a tecnologia com o tema gastronomia em diversas ações de ensino, pesquisa e extensão direcionadas à comunidade”. Ele aponta que as atividades iniciadas em 2017 continuarão nos próximos anos de modo a fomentar o crescimento do projeto englobando outras áreas da gastronomia.

Veja, abaixo, algumas fotos do projeto.

1

Imagem 1: Alunos testando receitas na cozinha pedagógica do Câmpus.

2

Imagem 2: Teste do uso de aditivos químicos na produção de pães.

3

Imagem 3: Prof. Kleber assando pães italianos.

4

Imagem 4: Equipe do Pão LAB em frente ao painel "A indústria da Panificação".

5

Imagem 5: Alunos explicando sobre tabela nutricional nas embalagens dos pães industrializados.

6

Imagem 6: Participantes da oficina "A matemática está na cozinha!".

7

Imagem 7: Profa. Cristiane abordando os conceitos de matemática aplicados à culinária.

8

Imagem 8: Participantes da oficina "A matemática está na cozinha!".

9

Imagem 9: Participantes da 1ª oficina de panificação no CRAS.

10

Imagem 10: Participantes da 2ª oficina de panificação no CRAS.

11

Imagem 11: Participantes da 3ª oficina de panificação no CRAS.

12

Imagem 12: Participantes da 4ª oficina de panificação no CRAS.