NOTA OFICIAL - Vagas nos cursos Técnicos para 2020.

• Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h23
  • Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h23

Informamos que NÃO serão ofertadas novas vagas para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Informática para o ano de 2020.

Serão ofertadas no Edital Nº 674, apenas as vagas nos cursos Técnicos Concomitante/Subsequentes em Edificações e Hospedagem, ambos no período noturno, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 2º ano do ensino médio em outra instituição em 2020.

O tema foi exaustivamente debatido em reuniões com a Reitoria, Direção Geral, Direção Adjunta de Ensino, Direção Adjunta Administrativa, Coordenadorias de cursos, demais coordenadorias e Conselho de Câmpus.

O problema da oferta das vagas para o ano de 2020 é a falta de estrutura do Câmpus para trabalhar de forma adequada e com a qualidade que os alunos e servidores necessitam, considerando 8 turmas dos cursos integrados no atual espaço físico. E como não há perspectiva a curto prazo para resolução do problema em novas instalações, esta decisão teve que ser tomada.

Na situação atual, com 7 turmas dos integrados, já não temos salas de aula para realizar as recuperações paralelas e o atendimento ao aluno fora do período de aulas, conforme exige a atual Organização Didática.

Outra questão que implica no atendimento à novas turmas é o tamanho das salas de aulas disponíveis. São poucas salas que comportam 40 alunos (3 salas de aula, 1 laboratório de informática e 1 laboratório de desenho). Apesar dos cursos atuarem em períodos distintos (manhã e tarde) existe uma interseção entre eles, no período de 12h30 às 13h.

Não é possível alterar os horários de entrada saída das turmas porque muitos alunos dependem dos horários dos ônibus intermunicipais e não conseguiriam continuar frequentando as aulas caso sejam feitas alterações. Por outro lado, ambos os cursos estão sendo reformulados e passarão a ser ofertados em 3 anos, ao invés de 4 anos, o que traria uma folga de duas salas de aula para o novo PPC (Projeto Pedagógico do Curso). E estas alterações ocorrerão ao longo de 2020, sendo possível a oferta de novos cursos em 2021.

Importante frisar que os alunos que estão atualmente matriculados não serão prejudicados, mantendo-se a abertura de turmas até a conclusão dos cursos.

Uma outra tentativa de resolver o problema foi uma proposta de se dividir as turmas ingressantes em duas, pelo menos para algumas disciplinas, evitando-se assim turmas muito grandes. Os docentes dos cursos aceitaram fazer essa divisão para resolvermos o problema, mas, quando os coordenadores conversaram com as outras áreas, em que alguns dos docentes também atuam, verificou-se que não seria possível atender a demanda de todas as áreas com as aulas dobradas.

Por prezarmos por uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos, reiteramos o compromisso desta instituição em oferecer à população de Campos do Jordão, e cidades da região, oportunidades de formação acadêmica e técnica, e pelos motivos explicados, as vagas para as turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio não serão ofertadas em 2020.