Página inicial > Últimas Notícias > IV Semana da Diversidade do IFSP-CJO: confira a programação

IV Semana da Diversidade do IFSP-CJO: confira a programação

• Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 19h53
  • Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 16h53

cartaz

Em vista ao tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2017, a saber: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, a Coordenadoria de Extensão (CEX) do Câmpus Campos do Jordão do IFSP parabeniza a todos os servidores e alunos que, unidos, são capazes de trazer temas relevantes para a questão social atual do país. Desde 2014, são propostas palestras, rodas de conversa, exposições de fotos, apresentações de teatro e as mais variadas formas de se trabalhar estes temas para com o corpo discente e de servidores, pois é entendimento do Câmpus que a formação cidadã não se limita apenas à sala de aula.

Em 30 de setembro de 2017 tivemos o “2º Setembro Azul”, sob a orientação do Professor Jean Rodrigo Jacinto Conceição Figueiredo, que consiste em um ciclo de palestras a respeito da comunidade surda. Tanto o Curso de Extensão “Libras Básico” quanto o evento, que tomou forma e nome em 2016, possibilitaram que o alunato tivesse contato com o tema da Redação do Enem de 2017. Assim como nos outros anos, a CEX vem buscando debates em diversas áreas, como por exemplo a violência contra a mulher, tema da redação de 2015.

Em 2017 traremos um tema “espinhoso”: Assédio, em variadas formas - discutiremos sobre o que se caracteriza e como lidar com as situações, construindo olhares sobre a abordagem. Esperamos ambientar nossos discentes e servidores, contribuindo com a ampliação do debate e tratando o tema de maneira transversal, uma vez que temos áreas distintas em nosso Câmpus. Para essa tarefa, teremos a participação ativa da Coordenadoria Sociopedagógica e da Equipe de Formação Docente. Contamos com a presença de todos.

Na programação, que estará disponível em breve, estão previstas falas sobre os efeitos psicológicos do assédio, questões legais e uma atividade complementar, a ser realizada em 29/11, sobre afetividade e assédio sexual – e como não poderia deixar de faltar, também atividades relacionadas à cultura.

Para os próximos anos, pretendemos continuar a trabalhar sobre a responsabilidade social no Câmpus, expondo diferentes pontos de vista sobre a realidade da sociedade brasileira. Agradecemos imensamente a todos os discentes, técnicos administrativos e docentes que entendem a relevância dos temas discutidos e estão sempre dispostos a participar conosco nas atividades.

Confira, abaixo, a programação completa da IV Semana da Diversidade:

Programação corrigida