Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vestibular Enem IFSP: são oferecidas 5.400 vagas para cursos superiores

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 11h56 | Última atualização em Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 12h13 | Acessos: 844

Seleção utilizará notas do Enem de 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021; inscrições até 18 de fevereiro de 2022

PORTAL DO CANDIDATO

faça sua inscrição

Vestibular Enem 2022.1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas, de 22 de dezembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022, para o Vestibular Enem IFSP. São oferecidas 5.400 vagas para cursos superiores de graduação em 32 câmpus da Instituição. 

A seleção utilizará para classificação dos candidatos as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edições: 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. Os candidatos não podem ter sido eliminados em alguma das provas ou obtido nota zero na redação. 

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 

São oferecidas vagas nos seguintes câmpus: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga. 

Em caso de dúvidas, o candidato deve enviar e-mail para estudeaqui@ifsp.edu.br

Veja os cursos ofertados, os documentos necessários para inscrição e outras informações no Edital n.º 498/2021.

 

Ações afirmativas

O IFSP mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo seletivo, de forma a atender a legislação vigente. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o Ensino Médio, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras. 

As informações declaradas pelo candidato ao realizar a inscrição para o processo seletivo são utilizadas pelo sistema para definir automaticamente diferentes listas de classificação, nas quais o candidato concorrerá com sua nota.  

Para os candidatos que estudaram integralmente em escolas públicas brasileiras*, as listas de reserva de vagas também consideram os seguintes requisitos: 

  • Renda – se a renda bruta por pessoa que reside no mesmo domicílio for menor ou igual a R$1.650,00 vigente aos três meses anteriores à data de inscrição, isto é, julho, agosto e setembro de 2021;  
  • PPI – se o candidato se autodeclara preto, pardo ou indígena; 
  • PCD – se o candidato é pessoa com deficiência (de acordo com o Art. 2° da Lei n° 13.146/15). 

É muito importante ter atenção ao preencher a Formulário de Inscrição e o Questionário Socioeconômico, pois mesmo que o candidato atenda aos requisitos, se suas respostas não o identificam para as vagas reservadas, ele concorre apenas às vagas destinadas à ampla concorrência. 

A veracidade das informações prestadas é de total responsabilidade do candidato e/ou seus responsáveis. A declaração falsa ou a não comprovação de qualquer dado informado acarretará a desclassificação do candidato e, consequentemente, a perda da vaga. 

* Exclui-se das vagas reservadas candidatos que tenham cursado, ainda que parcialmente, o ensino médio em instituições privadas de ensino (particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, conforme Art. 20, da Lei 9.394/1996), mesmo com bolsa integral; candidatos que estudaram em escolas públicas fora do Brasil; candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac). 

Confira as informações completas e documentos necessários às comprovações no Edital n.º 498/2021.

 

 

download.png

Abaixo veja a quantidade de vagas disponíveis por câmpus:

 

Campos do Jordão

Campos do Jordão

Licenciatura em Matemática – Matutino – 40 vagas

Licenciatura em Pedagogia – Noturno – 40 vagas

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Noturno – 40 vagas

Tecnologia em Gestão de Turismo – Noturno – 40 vagas 

 

noticias_ps2022.jpg

registrado em:
Fim do conteúdo da página