Oficina de Contação de histórias com Fernanda Munhão

• Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 16h55
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 12h38
  • Acessos: 3506

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2017, Fernanda Munhão, escritora de Literatura Infantil e Contadora de histórias, ministrou uma Oficina de Contação de histórias destinada, especialmente, aos alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Campos do Jordão. A atividade foi estruturada em duas seções. No dia 25, a contadora desenvolveu uma parte teórica sobre a arte de contar histórias. Nesse dia, por meio de atividades de sensibilização, os alunos foram levados a refletir e recordar quais histórias são características de seu universo. Já no dia 26, a palestrante apresentou, por meio de interação com os participantes, um conjunto de técnicas e de atividades práticas que auxiliam no ofício do contador. Embora tenha apresentado esse material, a contadora sempre enfatizou que cada contador pode e deve desenvolver um estilo próprio para lidar com as histórias que pretende contar, sempre tendo em vista a ressonância no público ouvinte.

Ao longo do encontro, todos receberam com emoção e envolvimento as falas e as encenações de Fernanda Munhão. Assim, os participantes puderam interagir com a professora e entre si criando um ambiente de aprendizado muito gratificante.

Por fim, cabe destacar que, também, foi bastante enternecedor o café de confraternização organizado pelos próprios alunos do referido curso para receber a contadora de histórias. Quanto à organização desta atividade, ela foi idealizada pelos docentes que atuam na Pedagogia: Dra. Vanessa Regina F. da Silva e Me. Walas Leonardo de Oliveira.

Professores e servidores do IFSP

Imagem 1: Servidores do Câmpus participando da Oficina de Contação de histórias.

Técnica do barbante

Imagem 2: Técnica do Barbante.

Cantando

Imagem 3: Cantando.

Café organizado pelos alunos

Imagem 4: Café organizado pelos alunos.

O lanche

Imagem 5: O lanche.

Livro da contadora e a Vera

Imagem 6: o livro da contadora e a Vera, nossa bibliotecária.

Imagem 7: os participantes da oficina.