Programa WASH: secretaria municipal de Jacareí adere ao programa

• Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 10h48
  • Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 10h48
  • Acessos: 1638

No dia 27 de janeiro de 2020, a secretária de educação de Jacareí, Maria Thereza Cyrino, aderiu ao Programa Workshop para Aficionados em Software e Hardware (WASH/STEAM). As pesquisadoras Rachel Trajber (coordenadora), Débora Olivato e Ana Carolina Soares representaram o CEMADEN Educação. Pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estiveram presentes os servidores federais e coordenadores do Programa WASH nos câmpus de Jacareí e Campos do Jordão, a arquiteta Lea Dobbert e o engenheiro civil Luiz Gustavo Oran, respectivamente.
O Dr. Vitor Mammana, coordenador geral do WASH, conduziu os trabalhos de alinhamento com a equipe da secretaria de educação do município, formada por Ana Paula de Paiva, Ana Lúcia Salinas e Olívia de Oliveira. Na ocasião foi agendada a data de kickoff para o dia 11/02/2020. Os professores da rede pública da cidade irão participar de oficinas WASH/STEAM para capacitação. Em seguida, colaborarão na elaboração da Visão de Projeto para o programa na cidade.
Esta ação, segundo o coordenador Gustavo Oran de Campos do Jordão, faz parte da estratégia em criar um HUB de inovação e inclusão tecnológica e cultural entre os câmpus de Campos do Jordão, Jacareí e São José dos Campos. “Pretendemos olhar, a partir de uma visão compartilhada, para as comunidades nas quais o Instituto Federal de São Paulo, está presente. Dessa maneira, as competências dos professores e alunos destes câmpus do IFSP, em sintonia com as dos moradores desses municípios, devem gerar uma nova percepção das realidades e novas soluções, novas idéias. Para tanto, há a necessidade da formação de uma estrutura de trabalho a partir de experiências transdisciplinares e inovadoras.”, relatou Gustavo Oran.
O próximo passo deverá incluir a formação de grupos de trabalho (GT) mais amplos para desenvolver espaços de coworking e fomentar trabalhos de startups que possam atender aos critérios da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (Inova-IFSP).

WhatsApp Image 2020-02-12 at 07.19.45.jpeg

Imagem 1.