Página inicial > Últimas Notícias > Prof. Me. Charles Garrocho terá dois trabalhos apresentados no CONEPT e CONICT

Prof. Me. Charles Garrocho terá dois trabalhos apresentados no CONEPT e CONICT

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 15h41
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 12h38
Dois trabalhos orientados pelo Prof. Me. Charles Tim Batista Garrocho foram aceitos para publicação e apresentação no Congresso de Educação Profissional e Tecnológica - CONEPT e no Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia - CONICT, que serão realizados em novembro de 2017, no Câmpus Cubatão do IFSP.

O trabalho aceito no CONEPT é intitulado "Peças teatrais como ferramenta lúdica no ensino de Informática para alunos do Ensino Médio". Este trabalho demonstra a utilização de peças teatrais como ferramenta lúdica no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Sistemas Operacionais no curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. A ferramenta tem o objetivo de superar um desafio constante enfrentado pelos professores, que é a desmotivação e o desinteresse dos alunos pela Ciência da Informática. Também, é realizada uma comparação entre o método tradicional de ensino e o método lúdico. Este trabalho foi desenvolvido juntamente com a aluna Feliza Paloma Santos, do segundo ano do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

O trabalho aceito no CONICT é intitulado "Uma proposta de plataforma para avaliar o empenho e o desempenho dos estudantes na execução de atividades acadêmicas". Este trabalho apresenta uma proposta de plataforma, que tem o objetivo de avaliar o estudante e auxiliar o professor na tomada de decisões. O trabalho tem por objetivo diminuir o desvio de atenção que o aluno tem ao utilizar dispositivos móveis, como smartphones, para acessar conteúdos digitais em vez de estudar. A plataforma monitora o estudante em seus horários de estudos, notifica-o se não estiver estudando, e possibilita o professor avaliar o tempo que o aluno tem se dedicado aos estudos. Este trabalho de desenvolvimento tecnológico tem como alunos envolvidos em seu projeto: Rafael Jordão Batista de Souza e Matheus de Almeida Shimazu, ambos do segundo ano do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.