Página inicial > Últimas Notícias > IFSP - Câmpus Campos do Jordão qualifica comunidade local para atuar no setor de panificação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Campos do Jordão qualifica 22 profissionais para atuar no setor de Panificação na cidade de Campos do Jordão e região.

• Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 12h27
  • Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 12h27

Ao longo do 1º semestre de 2017 foram ofertados os cursos de Formação Inicial e Continuada "Panificação - Nível Básico" e "Panificação - Nível Intermediário", ministrados pelo Prof. Kleber de Oliveira. Os cursos tiveram como objetivo a oferta de capacitação profissional de qualidade e gratuita aos cidadãos da cidade de Campos do Jordão, que almejam atuar no setor de panificação.

O curso de "Panificação - Nível Básico" contou com carga horária total de 90 horas e proporcionou ao aluno um aprofundamento teórico e prático sobre as bases da panificação, no que diz respeito às matérias-primas, equipamentos, normas e padrões de qualidade, higiene, segurança, aspectos básicos de gestão administrativa e de produção. Ao longo das aulas práticas os alunos desenvolveram as seguintes produções: pão de hambúrguer, pão de cachorro-quente, pão de forma, pão integral, pão de leite, pão 3 cereais, pão de banha, pão sovado, pão de batata entre outros.

O curso de "Panificação - Nível Intermediário" contou com carga horária total de 60 horas e abordou aspectos mais avançados no que diz respeito a modelagem e preparação de pães com coberturas e recheios. Ao longo das aulas práticas os alunos desenvolveram as seguintes produções: pão doce, sonho, pão australiano, brioche, panetone, pão de cebola, croissant entre outros.

Os cursos objetivaram um maior aprofundamento no desenvolvimento do olhar crítico e compreensivo do aluno sobre novos processos de produção de panificados, visando o aumento do padrão dos estabelecimentos de alimentação locais, principalmente, no que se refere a oferta de produtos diversificados aos clientes cada vez mais exigentes quanto à qualidade.

1 panifImagem 01: Alunos do curso "Panificação - Nível Básico" com o Prof. Kleber de Oliveira

2 panifImagem 02: Produção de pão de cachorro-quente e pão sovado

3 panifImagem 03: Produção de pão 3 cereais e broa de fubá

4 panifImagem 04: Alunos do curso "Panificação - Nível Básico" produzindo pães de batata