Página inicial > Últimas Notícias > O professor Christian Fernando dos Santos Moura promoveu o projeto Slam da Federal com os alunos do 1º ano integrado em Edificações.

WhatsApp Image 2018 06 25 at 15.10.19 2

O professor Christian Fernando dos Santos Moura promoveu o projeto Slam da Federal com os alunos do 1º ano integrado em Edificações
  • Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 09h46
  • Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 09h50
.

O objetivo deste projeto de ensino é produzir Slams (batalhas) de poesia para compreender e discutir as características da pesquisa histórica: teoria, metodologia e historiografia ao estabelecer relações entre a História e alguns aspectos sociais presentes na realidade brasileira atual. A ideia geral é oportunizar a aprendizagem e a experimentação de produção de texto (oral e escrita), ampliando o horizonte cultural das e dos jovens, com o objetivo de despertar a visão crítica. O protagonismo juvenil, a autonomia, a produção de cultura, tendo como base linguagens poéticas.

O Slam é uma linguagem artística em torno da palavra que envolvem a performance e poesia surgido na década de 1980, nos Estados Unidos como uma batalha de poesias ao microfone e junto com as culturas do grafite e do rap, ganhou coro nas periferias do mundo inteiro nas décadas seguintes. Não existem estilos ou temas adequados, existem várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantes que fazem parte deste movimento. No Brasil, poesia e rap tem caminhado de mãos dadas desde 2008 nas rinhas de mc’s e slam’s.

A ideia de utilizar o Slam como metodologia para ensinar Históriano Ensino Médio Integrado à Educação Técnica Profissional partiu da necessidade de elaborar um projeto que dialogasse com a realidade dos alunos e que tivesse a literatura como centro. Uma vez que a capacidade para problematizar e trabalhar com a perspectiva de uma história temática, bem como saber ensinar para além do livro didático requer embrenhar-se pela seara do conhecimento histórico escolar utilizando os instrumentos que possibilitem a aprendizagem significativa para o alunado.

O Poetry Slam é uma prática que permite a aproximação da linguagem literária utilizada e a visualização das possibilidades de uso da língua própria como arte, a visualização de si próprio como manipulador da língua, a língua portuguesa enxergada de modo menos arbitrário, a elevação dos elementos culturais imediatos à imortalidade dos registros literários, o estudo da literatura como fator de humanização e a visualização de si próprio como contribuinte desse processo.

Nesse sentido, considera-se o Slam um espaço privilegiado de experimentação artística para a poesia falada (spoken word), que contribue para o desenvolvimento psíquico e justificando a construção do conhecimento a partir da apropriação histórica das produções humanas materiais e imateriais

Pois, se realmente a função da escola é preparar o aluno para o mundo, devemos ter a consciência de que esse mundo está mudando constantemente, por isso o educador deve assumir o papel de orientador e instigador para que motive o aluno a querer adquirir/construir conhecimento. As novas tecnologias devem ser utilizadas como um instrumento para levar o aluno ao interesse do saber e essa produção textual poética tem tal finalidade.

Veja mais fotos aqui.