Página inicial > Últimas Notícias > O acolhimento como fortalecimento ao protagonismo estudantil no IFSP Câmpus Campos do Jordão

• Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 10h32
  • Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 09h13

No dia 08/11/2022, teve início a construção do projeto acolhimento 2023 aos estudantes ingressantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no Câmpus Campos do Jordão. Estiveram presentes neste primeiro encontro os estudantes “veteranos” do 2º ano do Técnico em Informática e 3º ano do Técnico em Edificações, convidados a participar e a serem os protagonistas deste processo de integração dos estudantes ingressantes à escola. Além disso, o encontro contou com a presença da ex-estudante do curso de Licenciatura Matemática, Petra, que brindou a todos com suas experiências, compartilhando suas vivências como bolsista no projeto de extensão.

Esse momento é um marco para o câmpus, depois de longos dois anos de pandemia e de isolamento social, onde as relações sociais ficaram, de algum modo, comprometidas.

Inicialmente, o coordenador do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), servidor Edson, em parceria com a Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), realizou o convite aos estudantes, que aceitaram prontamente a participar. Assim, foi dado início aos trabalhos para que o acolhimento aos estudantes ingressantes nos cursos técnicos integrados aconteça, fortalecendo o protagonismo estudantil, com foco na permanência e no êxito de todos os nossos estudantes. Além disso, o momento proporciona o estabelecimento de espaços de diálogo e de cuidado uns com os outros, promovendo espaços de acolhimento no câmpus, vivências, planejamento de intervenções na busca e no fortalecimento dos vínculos e do pertencimento dos estudantes à escola.

Veja, abaixo, imagens deste primeiro encontro.

WhatsApp Image 2023-01-18 at 09.01.43.jpeg

Imagem 1: O coordenador do NAPNE, servidor Edson, compartilha a proposta de acolhimento com os estudantes “veteranos”.

WhatsApp Image 2023-01-18 at 09.01.43 (1).jpeg

Imagem 2: Estudantes “veteranos” dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e os servidores da CSP.

WhatsApp Image 2023-01-18 at 09.01.43 (2).jpeg

Imagem 3: Estudantes “veteranos” dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, servidores da CSP.

WhatsApp Image 2023-01-18 at 09.01.42.jpeg

Imagem 4: A ex-aluna Petra, do curso de Licenciatura em Matemática, compartilha com os estudantes sua participação, vivências e experiências como bolsista dos projetos de extensão.

WhatsApp Image 2023-01-18 at 09.01.42 (1).jpeg

Imagem 5: A ex-aluna Petra, compartilhando com os estudantes suas experiências como bolsista nos projetos de extensão.