Página inicial > Últimas Notícias > O acolhimento como fortalecimento ao protagonismo estudantil no IFSP Câmpus Campos do Jordão – parte 2

• Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 09h10
  • Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 09h10

No dia 17/11/2022, os estudantes dos cursos técnicos em edificações e informática integrados ao Ensino Médio se reuniram a fim de dar continuidade a elaboração do projeto de acolhimento aos estudantes ingressantes no ano de 2023. Foi uma tarde muito produtiva, na qual os discentes discutiram a respeito das atividades que serão propostas para acolher os estudantes ingressantes. Além disso, refletiram a respeito da importância do acolhimento, com o objetivo de se construir uma rede de apoio mútuo entre os estudantes, para o fortalecimento da permanência e do êxito estudantil.

Ademais, os alunos levantaram várias questões a respeito dos espaços nos quais eles podem atuar dentro da instituição. Em outras palavras, solicitaram informações a respeito da atuação dos representantes de classe dentro da escola, sobre o Conselho de Câmpus (Concam), Comissão para Elaboração e Implementação de Projetos Pedagógicos de Cursos (CEICs), e demais colegiados.

A presidente do Grêmio também reforçou a importância de se falar sobre a atuação desta organização dentro da escola e as formações de chapas para concorrerem às próximas eleições, a qual deverá acontecer neste início de ano letivo.

Do trabalho realizado nesta tarde, os discentes consolidaram uma primeira programação de atividades, que deverá acontecer a partir da primeira semana letiva de aulas, ou seja, entre os dias 6 a 10 de fevereiro de 2023.

O próximo passo é o envolvimento e a solicitação de apoio ao projeto por parte dos docentes, coordenações de cursos, Diretor Adjunto Educacional e Diretor-Geral da instituição, já que se trata de uma ação que está prevista nas atribuições dos servidores do câmpus.

Frente a este trabalho, está o coordenador do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), servidor Edson, com o apoio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP).

WhatsApp Image 2023-01-17 at 17.01.19.jpeg

Imagem 1: O Coordenador do NAPNE, Edson, junto aos estudantes no planejamento do acolhimento aos alunos ingressantes de 2023.

WhatsApp Image 2023-01-17 at 17.01.20.jpeg

Imagem 2: Protagonismo Estudantil no IFSP Câmpus Campos do Jordão - estudantes do Ensino Médio planejam o acolhimento aos alunos ingressantes em 2023.