Página inicial > Últimas Notícias > Mês das Mulheres no IFSP

• Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 10h16
  • Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 10h16

unnamed.png

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado oficialmente no dia 8, o IFSP está preparando um conjunto de ações para todo o mês de março.

A principal iniciativa é uma ação institucional apoiada pela reitoria e organizada pelas diretoras-gerais de câmpus. O “Março pelo (re)conhecimento das Mulheres no IFSP” vai promover debates e reflexões sobre os desafios da atuação das servidoras da Instituição, no contexto de uma sociedade estruturalmente machista. A ideia é que as atividades desenvolvidas possam estimular a identificação das dificuldades encontradas e a proposição de ações que visem à igualdade de gênero.

Uma das diretoras à frente da ação, Caroline Jango (Câmpus Hortolândia) aponta que, assim como no restante do Brasil, no IFSP também há uma cultura institucional que identifica os servidores homens como mais aptos aos postos de gestão. “Essa cultura possivelmente tem uma origem histórica na organização de instituições de ciência e tecnologia”, diz. Segundo ela, na sociedade em geral, as mulheres têm pouco espaço para atuarem como lideranças, principalmente nessas áreas do conhecimento.

Também envolvida na organização dos eventos, a diretora do Câmpus Barretos, Juliana Pimenta, reconhece alguns progressos no IFSP, mesmo que tímidos. “No Instituto, muitos desses cargos são ocupados por homens e mulheres eleitos pela comunidade. Se olharmos os processos eleitorais da Instituição veremos avanço na participação feminina, ainda que de forma mais lenta do que gostaríamos.” Para Juliana, a parceria entre as gestoras e a reitoria nas ações relacionadas ao mês das mulheres também demonstra que há uma disposição da atual gestão em fomentar esse debate e buscar caminhos possíveis para mudanças estruturais.

Atualmente não há dados sistematizados a respeito da participação das mulheres nos cargos de gestão dentro do IFSP, mas existe uma pesquisa desenvolvida pela servidora Camila Fátima dos Santos (do Câmpus Bragança Paulista), sob o título “Mapeamento da participação feminina em ações de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de São Paulo (IFSP): um estudo exploratório”, cujos resultados serão apresentados em uma webinar no dia 8 de março. No mais, Caroline acredita que a transformação de uma cultura institucional é um processo em constante movimento. “Ações como esta que estamos realizando, entre outras que discutam e valorizem o papel da mulher na nossa sociedade, são totalmente necessárias”.

Além de Caroline Jango e Juliana Pimenta, integram a equipe organizadora dos eventos as diretoras de câmpus Gabriela Arduino, Juliana Moraes, Karina Maretti e Letícia Pedroso.

No Câmpus Campos do Jordão, será realizado o evento “ELAS NO IF”, no dia 18 de março, que contará com diversas atividades.

Confira a programação completa!

Elas no IF.png