Página inicial > Últimas Notícias > 2º Encontro do Núcleo de Iniciação à Docência

2º Encontro do Núcleo de Iniciação à Docência

• Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 17h31
  • Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 17h44

O 2º Encontro do Núcleo de Iniciação à Docência (NID) do PIBID 2022-2024 composto pelos cursos de licenciatura em Pedagogia dos Campi de Jacareí e Campos de Jordão ocorreu no  dia 12 de agosto de 2023, nas dependências do Campus Jacareí, de forma totalmente presencial.

Participaram do evento, aproximadamente, 45 pessoas, entre estudantes bolsistas e voluntários do PIBID; supervisoras, professoras e gestoras das escolas públicas participantes; coordenadores(as) do PIBID, que são docentes pedagogos(as) dos campi e convidados(as) do programa de residência pedagógica que, assim como o PIBID, também, é financiado pela CAPES. Participaram também 2 (duas) bolsistas (que atuam junto à brinquedoteca do curso de Pedagogia/CJO) que ministraram uma oficina de jogos e brincadeiras orientadas ao trabalho com a consciência fonológica e a psicomotricidade.

O evento contou com uma roda de conversa entre professoras (supervisoras e preceptoras), além das gestoras das escolas públicas de Jacareí e Campos de Jordão que atuam em  parceria com o IFSP no PIBID e no PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA; relato de experiência dos(as) estudantes envolvidos nos dois programas; oficinas organizadas por docentes e estudantes dos dois campi envolvidos, além de momentos descontraídos de socialização e troca de experiência. Os principais temas discutidos foram a alfabetização e letramento de crianças em diferentes perspectivas e eixos, a centralidade da brincadeira no desenvolvimento das crianças, experimentação de tipos e repertório de brincadeiras, observação e registro das mesmas.

O 2º Encontro do NID Jacareí e Campos de Jordão, organizado pelo professores Ana Paula Azarias da Fonseca, Luciano Nunes Sanchez Cores e Márcia Soraya Teani, obteve apoio da gestão do Campus Jacareí, que sediou o evento; da cantina do Campus Jacareí que abriu no sábado para oferecer almoço aos(às) participantes e do vereador de Campos de Jordão Marcelo Lauria de Oliveira, conhecido como Xuxa, que, gentilmente, providenciou o transporte dos(as) participantes do IFSP - Campos de Jordão.

Estudantes e coordenadora do PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Bolsistas do PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA apresentam seus trabalhos.

Bolsistas do PIBID apresentam seus trabalhos no campus Jacareí.