Página inicial > Últimas Notícias > IV Seliv: Confira o que rolou

IV Seliv: Confira o que rolou

• Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 14h00
  • Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 14h05

No último sábado (16), o Instituto Federal de São Paulo, Campus Campos do Jordão, realizou a quarta edição do Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba, o IV SELIV. O evento acontece bianualmente em Campos do Jordão e vem, a cada edição, se consolidando como um grande evento para a área dos estudos linguísticos, culturais e literários, recebendo participantes, não só do Vale do Paraíba, como de várias partes do Brasil.

Com o tema Linguagem, Cultura e Educação: novos repertórios para a emancipação, o IV SELIV abriu as atividades com a mesa solene na Câmara Municipal, com a presença do Secretário de Valorização da Cultura de Campos do Jordão, Benilson Toniolo; do Pró-reitor de Extensão do IFSP, Senhor Rafael Alves Scarazzati; do Diretor Geral do IFSP-CJO, Walter Luiz Andrade de Oliveira; e da presidenta da comissão do evento, Cinthia Yuri Galelli.

WhatsApp Image 2023-09-21 at 14.13.11.jpeg

Imagem 1: Mesa solene de abertura.

Ainda na parte da manhã, o evento contou com a ilustre presença de Rita von Hunty - persona drag do professor e ator Guilherme Terreri, para a palestra de abertura, intitulada Literatura e Leitura LGBTQIA+, cuja fala foi memorável para os participantes.

Foto2.jpg

Imagem 2: Palestra de abertura com Rita von Hunty.

WhatsApp Image 2023-09-21 at 14.14.38.jpeg

Imagem 3: Palestra de abertura com Rita von Hunty.

Na parte da tarde, no Instituto Federal, o público pôde participar de minicursos que envolviam a temática do evento e apresentar seus trabalhos de investigação em formato de Comunicação Oral ou pôster.
Minicursos:
“A arte como prática de acolhimento e emancipação em aulas de Português para Migração Humanitária” - Carolina Moya Fiorelli (IFSP-CJO) e Tainara Lucia Corrêa de Matos (UNESP/FCLAr)

“A linguagem das vanguardas artísticas do século XX: arte e o projeto de emancipação revolucionária” - Tiago Machado de Jesus (IFSP-CJO)

“Era como se fosse eu: identidades, identificações e antropologia literária” - Valmir Luis Saldanha da Silva (IFSP-CJO)

“Leitura de obras literárias indígenas: algumas propostas de atividades decoloniais” - Amanda Maria Bicudo de Souza (EEAR)

“Sulear materiais de ensino de línguas estrangeiras: um olhar decolonial” - Jorge Rodrigues de Souza Junior (IFSP-SPO)

“Visibilidade e acesso linguístico: a importância de cursos de formação inicial em libras para o atendimento profissional à comunidade surda brasileira” - Erliandro Felix Silva (IFSP-IST) e Paula Aparecida Diniz Gomides (UFMG)

Fake news, cultura digital e discursos de exclusão: desafios e possibilidades para a educação linguística foi o nome da palestra de encerramento, proferida pelo professor Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP), com bastante interação do público.

WhatsApp Image 2023-09-21 at 14.14.53.jpeg
Imagem 4:Palestra de encerramento com Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo.

WhatsApp Image 2023-09-21 at 14.18.06.jpeg

Imagem 5:Palestra de encerramento com Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo.

O evento contou ainda com exposição de livros literários e acadêmicos de autoria dos participantes, o que foi importante para divulgação dos trabalhos dos colegas da área.
O belíssimo pocket show do cantor e compositor João Liossi, servidor da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP-CJO), encerrou as atividades do dia.

Foto 6.jpg

Imagem 6: Pocket Show de João Liossi.

O IV SELIV caracterizou-se por ser um evento totalmente gratuito e acessível à comunidade surda, com a colaboração de três intérpretes do Instituto Federal: Flávia Campello, do campus Birigui, Lucas Delbello Santos, do campus São João da Boa Vista e William Velozo Francioni, do campus Ilha Solteira.

WhatsApp Image 2023-09-21 at 14.19.20.jpeg

Imagem 7: Intérpretes e Comunidade Surda com Rita von Hunty.

O seminário teve apoio financeiro da reitoria e de parceiros da cidade: Academia Duda Fitness, Hotel Moinho Itália, Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro, Restaurante La Coupole, além do espaço cedido pela Câmara Municipal.
A comissão organizadora do IV SELIV agradece imensamente à reitoria do IFSP, a todos os participantes, professores convidados, avaliadores, mediadores, alunos-monitores, intérpretes, colaboradores e a todos os envolvidos direta ou indiretamente no evento.
Que venha o 5º SELIV!
Confira mais algumas fotos do evento:

WhatsApp Image 2023-09-21 at 14.20.08.jpeg
Imagem 8: Parte da Comissão Organizadora e dos monitores com Rita von Hunty.

Foto 9.jpeg
Imagem  9: Parte da Equipe responsável pelo catering, composta pelas professoras Bruna Mendes e Thaís Oliveira e estudantes de Gestão de Turismo, Técnico em Eventos e Técnico em Hospedagem.

Foto 10.jpeg
Imagem 10: Nossos palestrantes Guilherme Terreri (Rita von Hunty) e Prof. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP).

Foto 11.jpg
Imagem 11: Exposição de pôster.

Foto 12.jpg

Imagem 12: Exposição de pôster.