Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão “Acessibilidade Para Todos” realiza segunda visita investigativa

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 11h46
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 11h49

Dando continuidade ao Projeto de Extensão “Acessibilidade para Todos” que tem como área temática a inclusão de pessoas com deficiência, especialmente no eixo do Turismo, Hospitalidade e Lazer, foi realizada na última segunda-feira (25/09), a segunda visita investigativa do grupo de estudos integrado composto por bolsistas dos cursos Técnico em Edificações e de Tecnologia em Gestão de Turismo.

Foto_Defc Visual2.jpeg

Imagem 1.

O objetivo é analisar dados a partir da dimensão arquitetônica, ou seja, aquela que está relacionada aos recursos que permitam a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida em qualquer espaço com autonomia. A coleta dos dados foi realizada mais uma vez de forma participativa, com comentários sobre acessibilidade e barreiras encontradas pelos colaboradores com deficiência.
O segundo grupo foi dedicado às pessoas com deficiência visual sendo, 3 cegos e 1 com baixa visão, todos usuários de bengalas, mobilizados por instituições de assistência das cidades de Campos do Jordão e Pindamonhangaba.
O objeto de estudo foi mais uma vez Campos do Jordão, concentrando-se na área do Capivari, além da visitação ao Parque do Capivari, com foco no atrativo turístico Teleférico. Por se tratar de uma importante cidade indutora do turismo em todo Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, a cidade e estes espaços possibilitam um amplo campo de análise e estudos para a produção de documentos, neste caso, de pesquisas científicas e acadêmicas que servem de base para ações práticas de inclusão e de melhorias na acessibilidade como um todo.
Para isto, se justifica o importante papel do Instituto Federal de São Paulo, envolvendo seu corpo docente (professores), técnico (servidores administrativos) e discentes (alunos) no compromisso social e de boas práticas de relacionamento com a comunidade onde se inserem, estimulando e articulando a participação da sociedade. A carência de ações participativas com a comunidade de pessoas com deficiência na busca de soluções para proposições inclusivas e de melhorias, foi visível a partir do testemunho do grupo que se viu acolhido e representado.
O referido Projeto de Extensão ainda prevê a formação de um terceiro grupo misto, de pessoas com deficiências diversas, para fortalecer as ações de cidadania e complementar, ampliar os trabalhos na produção do documento a ser compartilhado com os participantes, iniciativa privada, poder público e comunidade em geral para estimular o debate na proposição de políticas públicas e ações práticas na região e entorno.

O Projeto de Extensão é coordenado pelas professoras Suzana Campana Peleteiro, da área de Edificações e Bruna de Castro Mendes da área de Turismo e Hospitalidade, com a participação das alunas Kailane Jeronimo Amaral e Clara Januzzi da Silva do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e, Regina Midori Fukashiro do curso de Tecnologia em Gestão em Turismo.

Agradecimentos mais uma vez ao Parque do Capivari que designou os colaboradores Robson e Bruna; ao Sr José Antônio Teixeira e Maria Joaquina dos Santos do grupo de assistência aos deficientes visuais Amigos em Ação; a Sra. Márcia Felix e Walter Alessandro Rodrigues, respectivamente, fundadora e membro da Associação dos Deficientes da Serra da Mantiqueira (ADV Mantiqueira) e membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Campos do Jordão; assim como à Sra Ivonete dos Santos, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Pindamonhangaba e, à equipe da Secretaria dos Direitos Humanos e Diretoria da Pessoa com Deficiência de Pindamonhangaba que viabilizaram a logística e participação dos colaboradores do município.

Foto_Defc Visual.jpeg

Imagem 2.