Página inicial > Últimas Notícias > Professores apresentam resultado de pesquisa sobre a reformulação dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFSP na 41ª Reunião da ANPEd

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 10h57
  • Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 10h57

Entre os dias 22 e 27/10/2023, aconteceu a 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A temática da reunião foi “Bases para amar-zonizar e reconstruir o país” e foi escolhida em um contexto marcado pelo início da reconstrução do país, em especial da educação brasileira, depois de quatro anos de um governo autoritário, em que a educação e a ciência foram particularmente prejudicadas. Assim, a reconstrução envolve, necessariamente, um papel ativo das universidades e programas de pós-graduação, a fim de pensar, debater e formular propostas e caminhos para o campo educacional.

Foto 1 - Legenda - Professoras Maura Dias e Cintia Brazorotto e professor Everaldo Gomes.jpeg

Imagem 1: Professoras Maura Dias e Cintia Brazorotto e professor Everaldo Gomes

Nesse evento, que representa um espaço permanente de debate da área de Educação do país, os professores Everaldo Gomes Leandro (IFSP), Maura Araujo Dias (IFSP) e Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar) apresentaram o trabalho “O (não)-lugar da pesquisa nos cursos de Licenciatura em Matemática do IFSP revelado pela curricularização da extensão”. Esta pesquisa foi motivada pelas discussões realizadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Matemática do campus Campos do Jordão durante o processo de reformulação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e da curricularização da extensão. Os professores ficaram interessados em investigar como esse caminho se construiu nas outras Licenciaturas em Matemática do IFSP, e qual espaço a formação para a pesquisa ocupou nos PPC reformulados.

Foto 2 - Legenda - Integrantes do GT19 - Educação Matemática.jpeg

Imagem 2: Integrantes do GT19 - Educação Matemática

Durante as discussões do Grupo de Trabalho 19: Educação Matemática, a investigação propôs para a reflexão que o lugar da pesquisa, antes da reformulação dos 13 cursos de Licenciatura em Matemática do IFSP, não estava delimitado, pois existiam problemas para formar professores-pesquisadores mesmo com instrumentos previstos nos PPC como, por exemplo, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Por outro lado, após a reformulação dos cursos, diante das resoluções CNE/CP n. 02/2019 e CNE/CES N.7/2018, e do Currículo de Referência do IFSP, emerge um (não)-lugar da pesquisa enquanto parte constituinte da Formação Inicial do professor, visto que diferentes cursos fizeram distintos movimentos.

Quer saber mais sobre os resultados? A pesquisa completa está disponível nos anais do evento no link: https://base.pro.br/sites/41anped/trab.php?cod=14044