Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão “Acessibilidade Para Todos” apresenta relatório parcial das ações no Parque do Capivari
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de Extensão “Acessibilidade Para Todos” apresenta relatório parcial das ações no Parque do Capivari

  • Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 13h21
  • Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 15h21

Durante o ano de 2023, o Projeto de Extensão “Acessibilidade para Todos” realizou três ações investigativas para avaliar a acessibilidade da região do Capivari, assim como a do Parque do Capivari. Com um roteiro aproximado de 3 horas de duração, os grupos visitaram diversas áreas realizando apontamentos sobre as facilidades e barreiras encontradas no percurso, além de fornecer sugestões de melhorias. O primeiro grupo foi formado por pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida; o segundo por cegos ou com baixa visão e o terceiro por pessoas com surdez e pessoas do espectro autista com os seus familiares.

O objetivo principal foi o de analisar dados a partir da dimensão arquitetônica, porém outras descobertas foram possíveis, tais como: debater sobre a inclusão; ampliar a participação das pessoas com deficiência nas ações da cidade, ouvindo-as de forma a tornar os espaços os mais acessíveis possíveis; e refletir acerca da barreira atitudinal.

Esse projeto, coordenado pelas professoras Suzana Campana Peleteiro, da área de Edificações e Bruna de Castro Mendes da área de Turismo e Hospitalidade, contou com a participação das alunas Kailane Jeronimo Amaral e Clara Januzzi da Silva do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e, Regina Midori Fukashiro do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo.

Porém, nada seria possível sem o apoio, parceria e sensibilidade do Parque do Capivari, que abriu o seu espaço para receber a todos e aprender com as observações, de modo a melhor acolher os seus visitantes. Com as observações anotadas durante os passeios, considerando as perspectivas dos que participaram das ações, apontamentos puderam ser realizados e compartilhados com a equipe do Parque no dia 13/11/2023.

WhatsApp Image 2023-11-16 at 14.23.17.jpeg

Imagem 1: representantes do IFSP e do Projeto Acessibilidade para todos com os representantes do Parque do Capivari.

Ainda, é essencial relembrar a todos que ajudaram para que as visitas investigativas ocorressem, como Maria Joaquina dos Santos, Fundadora dos Amigos em Ação; José Antônio Teixeira, Presidente dos Amigos em Ação; Vânia Miguel, assistente social e Leticia Souza diretora do departamento dos direitos da pessoa com deficiência, João Carlos Salgado da Secretaria da Mulher, família e Direitos Humanos; Walter Alessandro Rodrigues, Vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

registrado em:
Fim do conteúdo da página