Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da Escola Municipal Anísio Teixeira são aprovados no vestibular 2024 do IFSP em Campos do Jordão

• Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 19h52
  • Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 12h12

Durante o ano de 2023, cerca de 20 estudantes do nono ano da Escola Municipal Anísio Teixeira participaram do Projeto “Preparatório para o Vestibular 2024 do IFSP - Campus Campos do Jordão”. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes da Licenciatura em Matemática Maria Eduarda de Souza Domingos, Franciele Gislaine Araujo Pereira, Emanuel Lourenço dos Santos e Diego Donizeti Moreira da Silva e supervisionado pela professora de Matemática da escola Dayane Carolina Gonçalves no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).

imagem 1.jpeg

Imagem 1: estudantes da Escola Municipal Anísio Teixeira se preparando para o vestibular do IFSP.

No desenvolvimento do projeto surgiram vários desafios oriundos dos dois anos de pandemia e Ensino Remoto. Foi necessário um trabalho de retomada de conteúdos essenciais para a aprendizagem matemática das crianças, além do desenvolvimento de ações que contribuíssem com a alfabetização dos mesmos, também prejudicada pela pandemia. As ações aconteceram na escola no contraturno das aulas e alguns momentos foram planejados no Campus Campos do Jordão para que os alunos já se habituassem ao ambiente que futuramente estudariam e percebessem que esse espaço também os pertence.

imagem 2.jpeg

Imagem 2: Alunos discutindo Geometria.

Para muitos estudantes participantes do projeto, essa foi a primeira vez que se depararam com uma prova de vestibular. Nesse contexto, foram planejados simulados ao longo do ano com o intuito de avaliar o progresso dos estudantes em relação ao entendimento dos conceitos ensinados pelos licenciandos. Para os estudantes que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição ou não sabiam como pedir, foi arrecadado dinheiro para pagamento de tal taxa.

Após a realização do vestibular, o projeto colheu alguns de seus frutos. Seis estudantes foram aprovados no vestibular do instituto nos cursos integrados em Edificações ou Informática. São eles:

Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

VALMIR PEREIRA DA ROSA FILHO

MARIA LUIZA DE GODOI DA SILVA

CLARA CRISTINA SILVA DE LIMA

GABRIEL OLIVEIRA DE LIMA

KARINA LUIZA LOURENCO DE SIQUEIRA

Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio - Matutino

JADI DA SILVA GIGLIO

Atualmente, o instituto federal conta com poucos estudantes do ensino médio integrado oriundos da Escola Municipal Anísio Teixeira, devido ao fato de que a grande maioria dos estudantes da escola não acreditavam que era possível a aprovação no vestibular. A comunidade, os professores e os bolsistas do PIBID, cientes que a educação muda vidas, parabenizam o empenho de todos os estudantes participantes do projeto e aguardam os aprovados no próximo ano no instituto federal – referência de qualidade na cidade de Campos do Jordão e no Vale do Paraíba.

imagem 3.jpeg

Imagem 3: Simulado aplicado no Campus Campos do Jordão do IFSP.