Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscreva-se para o 2º módulo do projeto de extensão "Livros para a infância"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscreva-se para o 2º módulo do projeto de extensão "Livros para a infância"

  • Publicado: Segunda, 09 de Junho de 2025, 14h39
  • Última atualização em Segunda, 09 de Junho de 2025, 14h40

As inscrições do segundo módulo do projeto de extensão “Livros para a infância: descobertas e possibilidades” estão abertas e vão até sexta-feira, 13 de junho! O curso se destina a professores/as da rede municipal das cidades de Araraquara, Campos do Jordão e Matão, que devem comprovar seu vínculo institucional para a efetivação da inscrição.

Link de inscrição: https://shre.ink/formmodulo2

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Candidatos que não se enquadrem no público-alvo estabelecido podem se inscrever para compor a lista de espera.

O módulo 2 tem como tema “Infância e Identidades”,  e se realizará de modo on-line, com dois encontros síncronos: 14 e 28 de junho, das 14h às 16h, pela plataforma google meet. Haverá certificação de 08h de curso para as pessoas inscritas que preencherem a lista de presença dos dois encontros.

 Resumo da proposta:

A leitura de livros para a infância exerce uma função na construção da identidade das crianças, esta leitura pode auxiliá-las a compreender o mundo, suas emoções e a desenvolver suas próprias percepções e dos outros. Esses livros podem enfatizar diferentes temas como: a diversidade racial, étnica, de gênero e cultural; temáticas que ajudam as crianças a se reconhecerem em diferentes contextos. Desse modo, histórias infantis que apresentam personagens com diversificadas origens e experiências possibilitam que as crianças se sintam representadas e percebam a importância do respeito e da convivência com as diferenças. Quando elas analisam personagens que enfrentam desafios e os superam, estas podem se identificar com suas próprias lutas e perceber maneiras de lidar com suas inseguranças, seus medos e seus obstáculos. Personagens que se destacam por suas qualidades e atitudes positivas podem inspirar as crianças a se sentirem mais confiantes (Machado, 1998). Assim, no momento em que as crianças se envolvem com histórias e personagens, estas são incentivadas a refletir sobre suas próprias sensações, condutas e escolhas, fato que auxilia no desenvolvimento da identidade pessoal (Machado, 1998; Bruner, 2001; Tardif, 2013; Nogueira, 2014).

E-mails para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página