CLM - ESTUDANTE E PROFESSORES DO CAMPUS PARTICIPAM DO XV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Entre os dias 28 de Julho e 01 de Agosto de 2025 ocorreu o XV Encontro Nacional de Educação Matemática (XV ENEM) na Universidade Federal do Amazonas. O ENEM é o mais importante evento organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e dois professores da Licenciatura em Matemática e um estudante do campus tiveram a oportunidade de apresentar seus estudos.
Figura 1 - Comitiva do IFSP.
Uma oficina foi desenvolvida com o público do evento em Manaus e partiu das discussões sobre Etnomatemática surgidas nas disciplinas da graduação em Licenciatura em Matemática do nosso campus. A oficina foi coordenada pelo estudante Luan de Carvalho Penha e pela professora Maura Araujo Dias, atualmente lotada no campus Guarulhos. A oficina de Luan, “Sona: tradição ematemática presentes no modelo de Educação do povo Tchokwe” teve como objetivo explorar a cultura Tchokwe e os Sona de Angola a partir de uma abordagem decolonial, promovendo experimentos que evidenciassem a riqueza das matemáticas africanas e suas contribuições para o campo da Educação Matemática.
Figura 2 - Desenvolvimento da oficina.
O professor Everaldo Gomes Leandro apresentou os resultados da pesquisa intitulada “Aspectos do pensamento computacional revelados por mestrandos em suas aulas para a Educação Básica”, desenvolvida em parceria com a professora Fabiana Chagas de Andrade do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) - Campus Itaguaí e com o professor Manuel Vara Pires da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma dos Mestrados em Ensino do IPB em que Everaldo e Fabiana atuaram como professores visitantes em 2024.
Figura 3 - Apresentação professor Everaldo.
A participação de Luan foi apoiada financeiramente pelo Programa Institucional de Incentivo à Participação Discente em Eventos (PIPDE), pela Fundação Lucia e Pelerson Penido (FLUPP), além de todo apoio dado pelas pessoas que contribuíram financeiramente com a ida do estudante. O desenvolvimento da pesquisa realizada na instituição portuguesa foi possibilitada através da parceria entre o IFSP e o IPB por meio do Programa de Recepção de Professores Visitantes.
Redes Sociais