Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP – Projeto de Curricularização da Extensão: Formação de Educadores 2025 Episódio – Educação Ambiental para Crianças
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP – Projeto de Curricularização da Extensão: Formação de Educadores 2025 Episódio – Educação Ambiental para Crianças

  • Publicado: Segunda, 11 de Agosto de 2025, 11h18
  • Última atualização em Segunda, 11 de Agosto de 2025, 11h21

O presente audiovisual é um podcast produzido no contexto do Projeto de Curricularização da Extensão: Formação de Educadores 2025. O trabalho foi desenvolvido no Campus Campos do Jordão do IFSP pela equipe do curso de Licenciatura em Pedagogia.

As docentes Bárbara Cristina Heitor Silva e Jovana de Araújo Dourado ministraram respectivamente as disciplinas Educação Ambiental e Práticas de Ensino da Educação Infantil. Elas desenvolveram as atividades do projeto de maneira interdisciplinar, organizando as discentes em grupos de trabalho. Cada grupo desenvolveu materiais didáticos, intervenções e orientações pedagógicas tendo o ensino da educação ambiental para crianças como objeto. O presente podcast expõe os resultados desse trabalho e debate a curricularização da extensão.

A curricularização da Extensão é uma estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024) e foi regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 7/2018, que consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso visando garantir um percentual mínimo de 10% (dez por cento) na carga horária da matriz curricular dos cursos de graduação, direcionados para as atividades de extensão e orientados prioritariamente para as áreas de grande pertinência social (Meta 12.7 da Lei n 13.005/2014).

Participaram desse episódio as Professoras Bárbara Cristina Heitor Silva e Jovana de Araújo Dourado. O diálogo foi conduzido pelo Professor Bianchi Agostini Gobbo, que também produziu o presente audiovisual além de atuar como coordenador do projeto de curricularização da extensão.

Texto escrito por Bianchi Agostini Gobbo.

  

                                                                                           

registrado em:
Fim do conteúdo da página