Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP - Estudante do Campus Campos do Jordão inicia intercâmbio em Moçambique
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP - Estudante do Campus Campos do Jordão inicia intercâmbio em Moçambique

  • Publicado: Sexta, 12 de Setembro de 2025, 17h52
  • Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2025, 18h03

A estudante Franciele Gislaine Araújo Pereira da Licenciatura em Matemática iniciou, no começo de agosto, seu intercâmbio na Universidade Pedagógica de Maputo (UPM) em Moçambique. A discente ficará quatro meses no continente africano para realizar parte de sua pesquisa de iniciação científica intitulada por “A etnomatemática das encruzilhadas: narrativas de babalorixás e ialorixás sobre seus saberes e fazeres nos terreiros de Umbanda”.

  

Foto 1 - Franciele em Maputo

Na UPM a estudante está participando de diferentes atividade de pesquisa e ensino para entender as tradições africanas e moçambicanas, o pensamento filosófico
deste continente e o movimento histórico de saberes e fazeres que influenciaram e influenciam o desenvolvimento da manifestação cultural afro-brasileira da Umbanda. Franciele é orientada na UPM pelo professor Dr. Elisio Machikane Tivane. Atualmente, Dr. Tivane é diretor adjunto da Pós-graduação e Pesquisa, na Faculdade de Ciências Naturais e Matemática e é um dos pesquisadores que empreende e continua o legado do ex-professor da UPM Paulus Pierre Joseph Gerdes, pioneiro nos estudos sobre Etnomatemática.

 

Foto 2 - Franciele e professor ElIsio na UPM

No Brasil, a estudante é orientada pelo professor Everaldo Gomes Leandro e sua investigação se insere como uma das ações dos Grupos de Pesquisa Peabiru: Estudos Decoloniais para Sulear a Educação Matemática (IFSP-CJO) e Serafim - Estudos e Pesquisas para Adiar o Fim do Mundo (SERAFIM-IFSP). A pesquisa de iniciação científica é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o intercâmbio conta com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE-FAPESP). A BEPE contemplou os custos com transporte, auxílio instalação e seguro viagem, além de contar com taxa de banca e bolsas para o período em questão, totalizando aproximadamente R$ 70.000,00 em recursos disponibilizados. Para a elaboração e concretização do acordo de parceria com a UPM, os professores e a estudante contaram com apoio da Coordenação de Relações Internacionais (Arinter) do IFSP.

Figura 3 - Franciele com a equipe da Fundação Casa do Professor desenvolvendo uma oficina de Ntxuva para as crianças

Os resultados da pesquisa de Franciele poderão indicar saberes e fazeres etnomatemáticos de um grupo cultural específico, possibilitando a reflexão sobre a construção de currículos e o desenvolvimento de práticas na Educação Básica que assumam uma postura decolonial no ensino e na aprendizagem da(s) matemática(s) e que valorizem as contribuições da cultura afro-brasileira na constituição deste país.

 

Figura 4 - Franciele no centro de Maputo

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página