CLM - Licenciandos(as) em Matemática do IFSP participam do VII SELEM na UFMG
Durante os dias 04 a 06 de setembro de 2025, ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte/MG, o VII Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (SELEM).
Foto 1 - Estudantes do IFSP-CJO participam do SELEM
O evento teve como objetivo fomentar discussões e reflexões na área da Educação Matemática, trazendo problematizações sobre critérios e mecanismos de pesquisa, em especial no que se refere aos processos de leitura, escrita, letramento matemático, alfabetização matemática e alfabetização científica. Nesta edição, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) –Campus Campos do Jordão – esteve presente com a apresentação de dois trabalhos:
Letramento Matemático e Apostas Esportivas: Análise Crítica das odds com Estudantes do Ensino Médio
Autores: Gabriel David dos Santos Alves, Allan Rafael Lemes Marcondes e Jailton Bartho dos Santos.
Foto 2 - Gabriel e Allan apresentando o relato de experiência
Apostando no Saber: A matemática como ferramenta para leitura crítica
Autores: Gustavo Pêgo Costa, Isabella Oliveira da Silva e Jailton Bartho dos Santos.
Foto 3 - Gustavo e Isabela apresentando o relato de experiência
Os trabalhos apresentados são produtos do projeto “Educação Matemática na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba: a Licenciatura em Matemática em diálogo com a comunidade”, desenvolvido no âmbito da curricularização da Extensão no curso de Licenciatura em Matemática. Esse processo de integração da extensão à matriz curricular promove uma formação inicial docente mais crítica, reflexiva e socialmente engajada, permitindo que os(as) futuros(as) professores(as) vivenciem experiências que articulam teoria e prática em contextos reais. A curricularização da extensão, nesse sentido, amplia os espaços de aprendizagem para além da sala de aula, aproximando a universidade das demandas sociais e educacionais da comunidade. Para os licenciandos(as), participar de projetos dessa natureza favorece o desenvolvimento de competências essenciais para a docência, como a capacidade de dialogar com diferentes saberes, interpretar criticamente fenômenos sociais mediados pela matemática e produzir intervenções pedagógicas que contribuem para a formação cidadã dos estudantes. As pesquisas foram compartilhadas em sessões de apresentação e suscitaram reflexões acerca da matemática como linguagem e ferramenta crítica diante de práticas sociais contemporâneas, como as apostas esportivas. A participação no VII SELEM reforça o compromisso do IFSP em promover o
diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes, ampliando a produção científica e contribuindo para a formação de educadores(as) matemáticos(as) comprometidos(as) com a transformação social. A participação dos(as) estudantes foi possibilitada a partir do apoio financeiro da Coordenadoria de Extensão (CEx) do campi.
Redes Sociais