CLM - Docentes e discentes do IFSP-CJO participam do XLIV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional
Entre os dias 15 e 17 de setembro de 2025, os professores Carlos Eduardo Toffoli e Ligia Corrêa de Souza e os alunos Gabriel David dos Santos Alves (4º semestre) e Maria Eduarda de Souza Domingos (8º semestre) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo - Campus Campos do Jordão (IFSP-CJO) participaram do XLIV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2025). O CNMAC é o evento mais importante da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e tem se convertido no maior evento da área tanto do Brasil quanto da América Latina. O congresso tem como objetivo congregar professores(as), pesquisadores(as) e outros(as) profissionais de universidades, centros de pesquisa e empresas, das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional, para divulgar e discutir resultados recentes das suas pesquisas e trabalhos em andamento. O evento ocorre desde 1978 com periodicidade bienal, inicialmente, e anual desde 2015.
A participação do grupo começou com a imersão no estado da arte da matemática aplicada durante o primeiro dia do evento (15/09). A programação incluiu a Plenária de Abertura ministrada pelo renomado pesquisador Dr. Alberto Paccanaro da Fundação Getulio Vargas (FGV). Na sequência, os representantes do Campus acompanharam uma sessão de palestras com temas de grande relevância e atualidade, coordenada pelo Me. André Malvezzi Lopes (UESC/UERJ) – pesquisador e professor que foi o primeiro coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática no IFSP/CJO.
Figura 1 - Plenária de Abertura ministrada pelo renomado pesquisador Dr. Alberto Paccanaro.
Durante a semana, diversos minicursos, minissimpósios, conferências, sessões técnicas de comunicações orais, sessões de painéis gerais e painéis de iniciação científica fizeram parte da programação incluindo a Plenária da professora Yoshiko Wakabayashi da Universidade de São Paulo (USP), no segundo dia (16/09), ampliando ainda mais a perspectiva dos participantes sobre as aplicações e pesquisas contemporâneas em matemática.
Figura 2 - Participantes em atividades do Congresso, incluindo atividades como exposições de arte interativas.
O ponto alto da participação discente ocorreu na quarta-feira, 17 de setembro, quando a aluna Maria Eduarda de Souza Domingos apresentou o pôster intitulado "Grade de Horários Escolar: Aprimorando Modelo Matemático de um Estudo de Caso".O trabalho, fruto de um projeto de iniciação científica orientado pela professora Ligia Corrêa de Souza com a colaboração dos professores Carlos Eduardo Toffoli e Thiago Siqueira Santos, foi socializado com a comunidade acadêmica nacional, recebendo contribuições valiosas de pesquisadores e participantes do congresso.
Figura 3 - Apresentação do trabalho da discente Maria Eduarda no formato pôster.
Após três dias de intenso aprendizado e troca de experiências com pesquisadores de todo o Brasil, o grupo realizou atividades culturais riquíssimas como visitas ao Cristo Redentor, Aquário, Jardim Botânico e IMPA, retornando na quinta-feira, dia 18 de setembro.
Figura 4- Participantes visitando o IMPA e pontos turísticos do Rio de Janeiro como o Cristo Redentor e o aquário.
A participação em eventos dessa magnitude é fundamental para a formação dos discentes e a atualização dos docentes, promovendo a integração entre o conhecimento produzido no Campus e as tendências nacionais em pesquisa em Matemática Aplicada e Computacional.
Redes Sociais