IFSP - Da sala de aula ao Congresso Internacional: estudantes do IFSP Campos do Jordão divulgam suas pesquisas no XIV CICTED 2025
Entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025, alunos do IFSP, campus de Campos do Jordão, participaram do XIV Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (XVI CICTED 2025), promovido pela Universidade de Taubaté (UNITAU).
Os alunos Thamires Silva de Lima (3º ano do Integrado de Informática), Enzo Augusto Ferreira (3º ano do Integrado de Informática), Davi da Camara Abitante (1º ano do Integrado de Edificações) e João Guilherme de Paula Soares (1º ano do Integrado de Edificações) participaram do evento na modalidade pôster de Iniciação Científica de Alunos do Ensino Médio, sob a orientação da Profa. Dra. Viviane Dinês de O. R. Bartho. Os trabalhos apresentados foram resultantes de pesquisas fomentadas pelo Programa de Apoio à Ciência e Tecnologia do IFSP (PACTec), um projeto do IFSP gerido pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FAI.UFSCar. Os alunos Thamires e Davi apresentaram resultados parciais de pesquisa com o trabalho intitulado “Por uma educação emancipatória, antirracista e feminista: análise do conto ‘Ana Davenga’, de Conceição Evaristo”; e os alunos Enzo e João Guilherme discutiram resultados parciais com o trabalho de título “O romance ‘Ponciá Vicêncio’, de Conceição Evaristo: análise discursiva pelas lentes da interseccionalidade e da escrevivência”. Ambos os trabalhos buscam promover valorização da literatura negra, letramentos de reexistência e cumprimento da lei educacional brasileira 10.639/03, que inclui, no âmbito do currículo escolar nacional, a obrigatoriedade do estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil e a cultura negra brasileira.
Estudantes do curso de Licenciatura em Matemática também apresentaram suas pesquisas no XIV CICTED 2025. A aluna Thaís Bueno de Oliveira, do 8º semestre, apresentou o trabalho intitulado “Simetrias de LIE como um método para análise de equações diferenciais parciais”, sob orientação da Profa. Dra. Ligia Corrêa de Souza. A pesquisa também contou com fomento do IFSP / PACTec. A modalidade escolhida pelas pesquisadoras foi a comunicação oral, durante a qual a aluna pôde elucidar dados de suas análises e debater sobre sua metodologia.
Ainda do curso de Licenciatura em Matemática, sob orientação do Prof. Me. Jailton Bartho dos Santos, alunos do 2º semestre marcaram presença na modalidade pôster. Emilly Aparecida do Amaral B. da Silva, Francisco Alves Fernandes e Maria Eduarda de Campos Santos apresentaram o trabalho “Criar, resistir, ensinar: a insubordinação criativa na matemática”, e Alessandro Luciano Deodato da Silva e Alice Silva de Lima apresentaram o trabalho “Plataformização, dataficação e práxis docente: um olhar sobre o estado da arte em pesquisas críticas sobre tecnologias digitais na educação”.
O XIV CICTED foi uma importante oportunidade de divulgação de pesquisas realizadas no IFSP, campus de Campos do Jordão, e possibilitou aos discentes um valioso intercâmbio de ideias e reflexões. Os estudantes puderam explorar seus objetos de pesquisa e aprimorar seus estudos acadêmico-científicos pela interação com diferentes pesquisadores presentes no evento.

Foto 1 - Davi da Camara Abitante e João Guilherme de Paula Soares.

Foto 2 - Thamires Silva de Lima e Enzo Augusto Ferreira.

Foto 3 - Alunos do IFSP-CJO com a professora Viviane Dinês de O. R. Bartho.

Foto 4 - Professora Viviane Dinês de O. R. Bartho e alunos dos cursos técnicos integrados.

Foto 5 - Aluna Thaís Bueno de Oliveira na apresentação oral do trabalho intitulado: "Simetrias de LIE como um método para análise de equações diferenciais parciais".

Foto 6 - Aluno Alessandro Luciano Deodato da Silva.

Foto 7 - Trabalho dos alunos Emilly Aparecida do Amaral B. da Silva, Francisco Alves Fernandes e Maria Eduarda de Campos Santos.

Foto 8 - Alunos do IFSP-CJO com o professor Jailton Bartho dos Santos.
Redes Sociais