Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CLM - Alunas de Licenciatura em Matemática Visitam Museu Interativo de Ciências
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CLM - Alunas de Licenciatura em Matemática Visitam Museu Interativo de Ciências

  • Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 16h38
  • Última atualização em Terça, 06 de Janeiro de 2026, 12h31
No dia 3 de dezembro, alunas do curso de Licenciatura em Matemática, juntamente com os professores Waldemir de Paula e Thiago Siqueira, realizaram uma visita ao Museu Interativo de Ciências da cidade de São José dos Campos. A atividade contou como parte das disciplinas de Eletricidade e Eletromagnetismo e Modelagem Matemática, visto que o museu apresenta diversas exposições relacionadas às ciências básicas e aplicadas.
 
O tour iniciou pelo planetário, localizado na parte superior do museu, seguido por diversas exposições sobre astronomia que exploravam a escala dos planetas no sistema solar, a variação de peso entre os planetas e as dinâmicas orbitais. A segunda parte da visita permitiu a manipulação de experimentos que apresentavam conceitos de física, como inércia, força, corrente elétrica, além de uma exposição com réplicas que colaboraram com o ensino de biologia, como maquetes do corpo humano, microscópios com partes de insetos e uma série de fósseis de dinossauros encontrados em solo brasileiro. Por fim, a visita foi encerrada com uma apresentação de experimentos de química.
 
Um fato interessante é que grande parte dos guias que conduziram a visita são alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Matemática do IFSP – Campus São José dos Campos, o que possibilitou uma rica troca de experiências sobre os desafios da graduação.
 
As alunas avaliaram que a visita foi bastante proveitosa para sua formação como futuras educadoras. Maria Eduarda destacou que o planetário foi uma das atividades mais interessantes, especialmente pelo uso do aplicativo Stellarium para visualizar a localização dos planetas e constelações. Jéssica Prado ficou impressionada com as réplicas dos fósseis de dinossauros e com a forma como o museu se organiza para receber as escolas de ensino básico da região. Segundo Thais Oliveira, visitas como essa são muito importantes para compreender como a matemática se conecta com as ciências da natureza.
 
 
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página