Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Campos do Jordão encerra projeto de extensão “Livros para a infância: descobertas e possibilidades”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP Campos do Jordão encerra projeto de extensão “Livros para a infância: descobertas e possibilidades”

  • Publicado: Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 08h50
  • Última atualização em Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 08h56

O Instituto Federal de São Paulo – campus Campos do Jordão, em parceria com o campus de Matão, concluiu, em dezembro de 2025, o projeto de extensão “Livros para a Infância: descobertas e possibilidades”, iniciativa que promoveu ações formativas ao longo do ano para professores e profissionais da educação. A proposta buscou ampliar o repertório de livros de literatura e fortalecer práticas de seleção e mediação de leitura nas escolas, destacando o valor estético, artístico e sensível das obras destinadas à infância.

Coordenado pelas professoras Cinthia Yuri Galelli (IFSPCJO), Karin Claudia Nin Brauer (IFSPCJO) e Christiane Tragante (IFSPMTO), o projeto contou com uma equipe formada por alunas e ex-alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia: Ana Clara Dias Estevam e Rayane Vanessa da Silva, como bolsistas; Cindy da Silva dos Santos, Fabiana Aparecida Pereira de Araújo e Leandra Fernandes Lúcio, como voluntárias. A equipe foi responsável pela organização das atividades, seleção de materiais, mediação dos encontros e pelo suporte aos participantes. A programação incluiu três minicursos online, de 8h de duração cada, uma palestra de encerramento e a criação de um banco digital de materiais

.

Foto 1 – Cartaz de divulgação das atividades

 

Foto 2 – Primeiro encontro, Modulo 1 “Explorando a natureza do livro para a infância”.

 

Em outubro de 2025, a bolsista Ana Clara Dias Estevam e a professora Cinthia Yuri Galelli apresentaram o projeto durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFSP – Campus Campos do Jordão. A participação integrou o evento institucional e permitiu divulgar à comunidade acadêmica a linha de pesquisa, os objetivos e os impactos formativos da iniciativa. A apresentação contou com troca de experiências com estudantes, docentes e visitantes, evidenciando a importância da literatura infantil como campo de estudo e como recurso pedagógico.

 

Foto 3 – Comunicação Oral apresentada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-CJO)

 

Os encontros, realizados via Google Meet, integraram leitura e análise de obras, estudo de conceitos teóricos e discussões sobre práticas pedagógicas. Entre os temas abordados estiveram:  a função da literatura na escola;  critérios para a seleção de livros infantis;  relação entre texto e imagem nos livros ilustrados;  modalidades de mediação de leitura;  literatura e identidade;  a presença da infância na literatura e na sala de aula. Professores, estudantes e profissionais de diferentes áreas participaram dos módulos, compartilhando experiências e reflexões que enriqueceram o percurso coletivo.

O projeto foi finalizado com uma palestra sobre materialidade do livro, abordando aspectos como formato, textura, tipo de papel, composição gráfica e diálogo entre texto e imagem. A atividade reforçou que o livro infantil é um objeto estético completo e que sua materialidade participa da construção de sentidos, influenciando a leitura e a interação das crianças com a obra. A palestra sintetizou os temas explorados nos módulos e estimulou o olhar crítico dos participantes na seleção e mediação de livros em contextos escolares. Ao longo de seu desenvolvimento, o projeto possibilitou a integração entre teoria, prática e vivências de leitura. Para as bolsistas e voluntárias, a extensão representou uma experiência significativa de aproximação com a comunidade, organização de ações educativas e aprofundamento nos estudos sobre literatura infantil. Os participantes relataram, por meio de formulários avaliativos, ampliação do repertório, mudança de perspectiva em relação ao uso de livros na escola e maior segurança para desenvolver propostas de mediação literária.

Foto 4 – Palestra (Materialidade do livro para a infância)

 

Foto 5 - Palestra (Materialidade do livro para a infância)

 

Alguns encontros ficaram gravados e podem ser acessados pelos links:

Módulo 1, encontro 2 - "Explorando a Natureza do Livro para a Infância"

 

                                                                                                                                                      

 

Módulo 2, encontro 1 - "Infância e Identidade":

 

                                                                                                                                                        

 

Módulo 4, palestra final - “Materialidade no livro para a infância”:

                                                                                                                                                                                         

 

A equipe do projeto agradece à Coordenadoria de Extensão do campus Campos do Jordão, às secretarias municipais de educação das cidades de Araraquara, Campos do Jordão e Matão, e a todos e todas que participaram das ações desenvolvidas.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página