Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CLM - PESQUISAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO CAMPUS SÃO APRESENTADAS EM EVENTO NACIONAL NA UnB
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CLM - PESQUISAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO CAMPUS SÃO APRESENTADAS EM EVENTO NACIONAL NA UnB

  • Publicado: Sexta, 19 de Dezembro de 2025, 09h59
  • Última atualização em Sexta, 19 de Dezembro de 2025, 10h01

Entre os dias 07 e 10 de dezembro, estudantes e professores do campus participaram do X Encontro Nacional das Licenciaturas e do IX Seminário Nacional do PIBID, realizados na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília (DF). O evento reuniu pesquisadores, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, além de licenciandos de diversas regiões do país, com o objetivo de promover o debate sobre a formação inicial de professores, práticas pedagógicas e políticas públicas para a educação.

No evento, foram apresentados seis trabalhos desenvolvidos no âmbito da formação docente, envolvendo experiências de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para reflexões críticas sobre a prática pedagógica, a inclusão, a avaliação e o uso de tecnologias na Educação Matemática. As pesquisas foram elaboradas por estudantes e professores, evidenciando a articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores.

O trabalho “Da criatividade pedagógica ao executor de plataformas: subjetividade docente em tempos de tecnogerência”, de Jailton Bartho dos Santos e Everaldo Gomes Leandro, discutiu os impactos das plataformas digitais e da lógica da tecnogerência sobre a autonomia e a subjetividade docente, problematizando os desafios contemporâneos enfrentados pelos futuros professores no exercício da profissão.

 

Foto 1 - Apresentação Jailton

 

Já a pesquisa “Formação docente em perspectiva: uma sala de aula e duas vivências contrastantes de docentes em construção”, de Alessandro Luciano Deodato da Silva, Jade Marielly de Souza Pereira, Luiz Felipe dos Reis Simão e Everaldo Gomes Leandro, analisou diferentes experiências formativas vivenciadas por licenciandos em início e fim do curso, destacando como contextos e práticas distintas influenciam o desenvolvimento da identidade docente.

 

Figura 2: Apresentação de Alessandro e Jade

 

O trabalho “Aprendizagem significativa e inclusiva: relato de experiência com estudante em processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento”, de Jade Marielly de Souza Pereira, Jéssica Silva de Souza Prado, Thais Anita Silva Barros e Everaldo Gomes Leandro, apresentou uma experiência pedagógica voltada à alfabetização matemática na perspectiva do letramento, enfatizando práticas inclusivas e a construção de aprendizagens a partir do acompanhamento de setores como o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

 

Figura 3: Apresentação de Jade e Jéssica

 

Na área de metodologias de ensino, a pesquisa “A sala de aula como laboratório para a docência: jogos digitais no ensino e na aprendizagem de sequências”, de Gustavo Pêgo Costa, Everaldo Gomes Leandro, Dayane Carolina Gonçalves e Jailton Bartho dos Santos, discutiu o uso de jogos digitais como recurso pedagógico, evidenciando seu potencial para o ensino e a aprendizagem de sequências.

 

Figura 4: Apresentação de Gustavo

 

O trabalho “O papel do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) na construção de uma aprendizagem significativa: uma experiência de estágio supervisionado”, de Emilly Rafaela Lucio de Lima, Everaldo Gomes Leandro e Thais Anita Silva Barros, destacou a importância do NAPNE no acompanhamento de estudantes com necessidades específicas, a partir de uma experiência formativa no contexto do estágio supervisionado.

 

Figura 5: Apresentação de Emilly

 

Por fim, a pesquisa “Avaliar com mediação: a prática docente diante das dificuldades dos alunos”, de Gabriel David dos Santos Alves, Maria Eduarda de Campos Santos, Dayane Carolina Gonçalves e Jailton Bartho dos Santos, apresentou reflexões sobre a avaliação mediadora, discutindo estratégias docentes para enfrentar as dificuldades de aprendizagem e promover processos avaliativos formativos e inclusivos.

 

Figura 6: Apresentação de Maria Eduarda

 

A participação no evento reforça o compromisso do campus com a formação crítica de professores, a valorização das licenciaturas e o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas à inclusão, à reflexão docente e à melhoria da qualidade da educação pública.

 

Figura 7: Comitiva do IFSP – Campos do Jordão na Universidade de Brasília (UNB)

 

A participação nos eventos contou com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o transporte até Brasília. O financiamento para a apresentação das pesquisas foi possibilitado por meio do Edital de incentivo à participação discente em eventos (PIPDE Regular) do IFSP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página