CGT - 4º Ciclo do Turismo - Edição 2025
Área de Turismo do IFSP-CJO promoveu evento nos meses de setembro e outubro de 2025, com foco em vivências e trocas de experiências e conhecimentos
O Ciclo do Turismo é um evento promovido pela área de Turismo do Instituto Federal de São Paulo, campus Campos do Jordão, com o objetivo de estimular a troca de experiências e conhecimentos entre estudantes, pesquisadores e profissionais atuantes no setor turístico.
Nesta 4ª edição, o evento contou com palestras e visitas técnicas realizadas semanalmente, em comemoração ao mês do Turismo e à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
No dia 25 de setembro, os estudantes participaram de visita técnica à cidade de Aparecida, onde conheceram os principais atrativos acompanhados por um guia de turismo local. O roteiro incluiu visita ao Parque Três Pescadores, passeio de balsa no Rio Paraíba do Sul, trajeto de Trem do Devoto até o Santuário Nacional e visita à Basílica, áreas de recepção dos romeiros e ao teleférico até o Morro do Cruzeiro, que proporciona vista panorâmica da cidade.
No dia 30 de setembro, foi realizada visita técnica à fazenda produtora do Azeite Rossini, localizada em Santo Antônio do Pinhal. A atividade foi mediada pelo proprietário e produtor Luiz Rossini, que apresentou sua trajetória, as características do azeite, o processo produtivo e da atividade no turismo regional. Ao final, os participantes puderam degustar os produtos.
No dia 08 de outubro, ocorreu a palestra "Empreendedorismo em Santo Antônio do Pinhal: o caso da Padaria Palmier", com a participação dos sócios Alexandre Pedretti e Alexandre Yokoyama. Durante o encontro, os palestrantes abordaram a importância de seguir a vocação empreendedora, os impactos pessoais desse processo e os cuidados necessários para a diferenciação e consolidação de um negócio.
Como parte da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e tecnologia do campus Campos o Jordão, no dia 21 de outubro ocorreu a palestra "Conhecer X Pertencer: a importância da valorização a Estrada de Ferro Campos do Jordão" ministrada pelas arquitetas Ana Luiza Tojeira e Valéria Parizotto. A atividade promoveu um bate-papo sobre a relevância da Estrada de Ferro Campos do Jordão, além das transformações ocorridas nas residências da Vila Ferroviária, localizada no bairro Alto do Lajeado.
No dia 22 de outubro ocorreu a palestra "As águas da Mantiqueira na paisagem e na cultura", ministrada pelo professor Udo Alexandre Wagner. Por meio de imagens, dados, histórias e reflexões, o palestrante apresentou a forte ligação da Serra da Mantiqueira com a questão das águas. Como parte da atividade, no dia 24 de outubro ocorreu a "Caminhada na Trilha do Rio Sapucaí: Águas da Mantiqueira, um mergulho profundo", com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva em um ambiente onde nascem e se encontram as águas de Serra da Mantiqueira, no interior do Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal).
A programação diversificada do 4º Ciclo do Turismo e a participação de estudantes, professores e comunidade externa reforça a importância de celebrar o turismo e o papel do turismólogo na reflexão e proposição de soluções para diferentes desafios dos destinos turísticos. A seguir, algumas imagens das atividades desenvolvidas.

Foto 1- Visita técnica dos alunos de Gestão de Turismo, Técnico em Eventos e Técnico em Hospedagem à cidade de Aparecida.

Foto 2 - Visita à fazenda produtora do Azeite Rossini em Santo Antônio do Pinhal.

Foto 3 - Palestra "Empreendedorismo em Santo Antônio do Pinhal: o caso da Padaria Palmier", com os sócios Alexandre Pedretti e Alexandre Yokoyama

Foto 4 - Palestra "Conhecer X Pertencer: a importância da valorização a Estrada de Ferro Campos do Jordão" ministrada pelas arquitetas Ana Luiza Tojeira e Valéria Parizotto.

Foto 5 - Palestra "As águas da Mantiqueira na paisagem e na cultura", ministrada pelo professor Udo Alexandre Wagner.
Redes Sociais