Página inicial > Últimas Notícias > 5º concurso das pontes de macarrão do IFSP Campus Campos do Jordão

5º concurso das pontes de macarrão do IFSP Campus Campos do Jordão

• Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2013, 14h07
  • Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 10h43

Foi realizado no dia 17 de junho de 2013 o 5º concurso das pontes de macarrão do IFSP Campus Campos do Jordão, realizado com os alunos do módulo 2 do curso técnico em Edificações. Para este evento os alunos devem construir uma ponte com macarrão e outros materiais permitidos no regulamento que possua, pelo menos, 1 metro de vão entre apoios, tenha massa total de 1kg e consiga suportar a maior carga possível pendurada no meio do vão. Para isto, eles aplicam os conhecimentos de cálculo de treliças estudados na disciplina Resistência dos Materiais 1 com o professor Walter Oliveira.

Neste concurso, a ponte vencedora, figura 1 abaixo, conseguiu suportar uma carga de 35,8kg, e foi construída pelos alunos Reginaldo, Ednar, Christopher e Elton (figura 2).

As demais pontes com os alunos participantes são apresentados na sequencia.