Página inicial > Últimas Notícias > 4.º Concurso de Pontes de Palitos

4.º Concurso de Pontes de Palitos

• Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 13h49
  • Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 17h10

Foi realizado no dia 25 de novembro de 2015 o 4º concurso das pontes de palitos do IFSP Campus Campos do Jordão, realizado com os alunos do módulo 2 do curso técnico em Edificações. Para este evento os alunos devem construir uma ponte com palitos (espetos para churrasco) e outros materiais permitidos no regulamento que possua, pelo menos, 1 metro de vão entre apoios, tenha massa total de 800g e consiga suportar a maior carga possível pendurada no meio do vão. Para isto, eles aplicam os conhecimentos de cálculo de treliças estudados na disciplina Resistência dos Materiais 1 e consideram o efeito da flambagem (instabilidade) de barras comprimidas, visto na disciplina Resistência do Materiais 2, com o professor Walter Oliveira.

Neste concurso, a ponte vencedora, foto do grupo Grupo 1 em anexo, conseguiu suportar uma carga de 95,5kg, e foi construída pelos alunos Alan Almeida, Johnas Santos, José Neto, Nickolas Leite e Rogério Florentino.

As demais pontes com os alunos participantes são apresentados na sequencia.

Apesar de todo o esforço e trabalho das equipes, o recorde de capacidade de carga permanece com a ponte construída no primeiro semestre de 2014 pelos alunos Bruno e Frederico, que conseguiu suportar uma carga de 585kg, pesando apenas 842g.