Página inicial > Últimas Notícias > AUTORRETRATO E INSTALAÇÃO

AUTORRETRATO E INSTALAÇÃO

• Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 16h36
  • Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 17h10

Técnica: colagem e mista com aplicação de objetos tridimensionais

Professora Estela Pereira

A produção de autorretratos passa pela discussão sobre identidade. Não se refere apenas à representação de traços físicos dos sujeitos, mas seus gostos, sentimentos, cotidiano, identificações...

A partir de aula expositiva com diversos autorretratos em estilos e materialidade distintos, os estudantes do 1.º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio desenvolveram trabalhos individuais de colagem sobre o tema. Os trabalhos revelam aspectos que os alunos identificam neles mesmos e que, de alguma maneira, os representam. No verso das pranchas foram afixados objetos tridimensionais escolhidos com o mesmo objetivo.

A opção para o formato de exposição foi uma “instalação em arte”, compondo coletivamente as unidades e convidando os espectadores a participarem da obra, adentrando-a, olhando para ela no teto, do corredor de nosso câmpus, de forma distinta da arte contemplativa. Propõe um diálogo físico, quando afastamos as faixas de tecido para ver os objetos dos versos dos trabalhos, e aponta para uma estética diferenciada para o espaço cotidiano.